Analytics

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Mundo corporativo e as mães, o que os americanos podem mais uma vez nos ensinar?

Recentemente li uma matéria sobre empresas e universidades americanas que estão desenvolvendo programas destinados a recrutar e treinar mulheres que pausaram suas carreiras para acompanhar seus filhos e que agora querem voltar.
Os programas são bem interessantes, durante algumas semanas, as participantes recebem aulas de finanças , comunicação estratégica, planejamento e marketing, dentre outros temas. Formam-se pequenos grupos com especialistas em carreiras para trocas, dinâmicas, utilizam-se ferramentas de mapeamentos de carreiras, jogos corporativos, ou seja, essas mulheres são preparadas para encarar um realidade nova e já vivida em outros tempos. 

É uma forma nova de recrutar talentos, em vez de perseguir os recém-formados nas escolas de negócios, a ideia é atrair mulheres altamente qualificadas que deixaram a força de trabalho, e que topam muitas vezes ganhar um salário bem menor ao que tinham anteriormente. Econômico não?

Outra novidade também é a contratação para trabalhos pontuais, para que ambos, empresa e profissional, tenham tempo de analisar se realmente esse é o momento da volta.

Esse tema é quente nas salas das escolas americanas de negócios e é uma marca de importante mudança, mudança de cultura. Fala-se muito em igualdade de gêneros no mercado corporativo, e na prática só será possível essa igualdade, se entendermos que a maternidade é da natureza feminina, e cuidar bem das crianças é um investimento profundo, em uma sociedade melhor, uma sociedade autoconfiante.


Descobrir como facilitar a volta ao trabalho é parte do maior desafio das mulheres. A preocupação é nossa. 

No Brasil as iniciativas são mínimas ainda e o empreendedorismo feminino vem sendo a alternativa. Empreender não é para todos, torço para o dia que as empresas parem e realmente pensem nessa força de trabalho, tão importante e valiosa, quem sabe assim teremos uma nova realidade, onde esses programas sejam vistos não como excepcionais e sim normais. E que homens e mulheres possam pausar suas carreiras por diferentes motivos e saber que no futuro terão opções para voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário