Analytics

MBTI Keirsey para Mães

Assim que nos descobrimos como mães milhares de questionamentos e comparações começam em nossas vidas. Uma grande amiga sua percebe uma marquinha no joelho do seu filho, você nunca tinha percebido, e fica pensando será que sou uma boa mãe? As boas mães vêm em muitos estilos. Cada uma de nós tem diferentes pontos fortes, interesses e valores que nos fazem grandes mães. Temos um perfil psicológico que é nato e que influencia no perfil de maternidade. Algumas mães são sensoriais, enquando outras são intuitivas, Só isso. O importante é mapear o seu estilo e conhecendo-o ficar mais em paz consigo mesma!  Depois de reconhecer e abraçar o seu próprio estilo, você pode parar de tentar corresponder às expectativas de todos os outros e desfrutar ser a mãe que você é!

As ferramentas de mapeamento MBTI e Keirsey, largamente utilizadas para o mundo do trabalho, também são utilizadas para o estilo pessoal e maternal. Se você já conhece  o seu perfil, encontre-o na lista abaixo ou caso queira mapeá-lo escreva para danisalles1802@gmail.com.

Descubra todas as qualidades especiais que você tem para oferecer seu filho e como você pode tirar proveito delas.


Mães Guardiãs (SJ) proporcionam um ambiente familiar estável, que é um porto seguro para seus filhos. Oferecem uma estrutura prática que muitas crianças precisam, gostam de tradições, rituais e hábitos familiares. A mãe guardiã insere na rotina disciplina e trabalha para ter família amorosa que proporciona uma sensação de pertencimento a seus filhos.

ISTJ
A mãe ISTJ tem um senso altamente desenvolvido de responsabilidade: para o trabalho, casa, família ... particularmente seus filhos. Se ela está supervisionando as atividades diárias, tais como banho e horário de dormir, seus esforços são em grande parte focados em fornecer aos seus filhos ordem e rotina. Ela quer que eles, independentemente da idade, possam contar com ela e usufruir da sua habilidade em criar estrutura.
A mãe ISTJ é organizada, dedicada e detalhista. Seu foco é ó dia-a-dia da vida, os filhos tendem a se sentir seguro e bem providos.

ESTJ
Organizada e confortável  no comando da rotina das crianças, a mãe ESTJ sabe "como" fazer as coisas  acontecerem, e realizará muito em nome de seus filhos. Otimista, a mãe ESTJ tem a intenção que seus filhos vivam o melhor da vida e se dedica para tal.  Ela coloca suas habilidades e talentos para trabalhar, desde o planejamento detalhado de viagens para a família,  a captação de recursos para novos equipamentos de playground.A mãe ESTJ monta rotinas consistentes, procedimentos  para que a casa funcione, e limites bem definidos, os quais ajudam os seus filhos se sentirem protegidos e seguros

ISFJ
Gentil e amável, a mãe ISFJ fornece para seus filhos quantidades generosas de ternura, carinho e conforto na rotina diária. Seu objetivo é  "estar lá" para seus filhos, fisicamente e emocionalmente. Ela é sensível aos seus sentimentos, oferecendo proximidade, compreensão e apoio silencioso.
Leal e dedicada, a mãe ISFJ tem um forte senso de dever e coloca sempre as necessidades de seus filhos em primeiro lugar. Ela tem prazer em cuidar das pequenas coisas que são importantes para a criança, fazendo com que cada filho se sinta amado e especial.

ESFJ
A mãe ESFJ tem um senso altamente desenvolvido de família e do que é preciso para ser feliz na vida. Ela se esforça para criar uma família feliz, onde união e harmonia são essenciais. Se ela está levando seus filhos ao parque ou levando na escola, seus esforços estão direcionados para estar presente e serem "felizes juntos." Para muitos, a ESFJ personifica a maternidade ativa. Promove os valores tradicionais, de forma prática e gosta do ambiente doméstico, fornece a família ordem e estrutura, e está diretamente envolvida com o dia-a-dia de seus filhos.

Mães Artesãs (SP) são flexíveis, gostam do imprevisto e de surpesas. Flexibilidade é ponto mais forte para uma mãe artesã, e também seu ponto fraco. Quando as coisas acontecem de repente, super comum na vida de uma mãe, a Artesã adapta-se com facilidade. Ela incentivam seus filhos a experimentarem muitas atividades diferentes, muitas vezes a mãe artesã para o que está fazendo para brincar junto e curtir o momento com seus filhos.

ISTP
A mãe ISTP dá a seus filhos o espaço pessoal de que precisam para se desenvolverem como indivíduos auto-suficientes. Ela procura aceitar e respeitar os interesses de cada criança, opiniões e escolhas.  A mãe ISTP não acredita na autoridade para seu próprio bem. Em vez disso, ela favorece uma abordagem não-diretiva. Seu objetivo é ajudar seus filhos a pensarem por si mesmos e assumirem as responsabilidades de suas próprias ações.

ESTP
Ativa e espontânea, a mãe ESTP pode transformar a vida comum em uma aventura cheia de diversão. Ela faz com que as rotinas maçantes se tornem emocionantes e tarefas virem jogos. Seus melhores momentos são aqueles investidos com seus filhos fazendo coisas bacanas, por impulso, de forma inovadora e não convencional.Cheia de energia e entusiasmo para viver o momento, a mãe ESTP dá seus filhos todas as oportunidades para experimentar tudo o que a vida tem para oferecer - tocar, ver, mover-se, fazendo ... e conhecendo pessoas.

ISFP
A mãe ISFP é sensível às necessidades de seus filhos, oferecendo por trás das cenas de amor e apoio. Ela é suave, flexível e adaptável. A mãe ISFP tem prazer em cuidar fisicamente de seus filhos e fazer por eles.
Mais do que tudo, a mãe ISFP quer que seus filhos saibam que são amados. Dedicada à criação dos filhos, ela favorece uma abordagem não-diretiva: incentivando seus valores, dando um bom exemplo.

ESFP
Cheia de energia e orientada para as pessoas, a mãe ESFP vive no presente, entrega-se para viver o dia de hoje com seus filhos. Ela gosta de estar com seus filhos e  responder às suas necessidades, garantindo que as crianças se sentem amadas e cuidadas. Divertida, carinhosa, simpática e extrovertida, a mãe ESFP se envolve ativamente os seus filhos em uma ampla gama de experiências. Eles podem contar com ela para iniciar uma conversa pessoas desconhecidas, introduzindo-lhes as alegrias de conviver com pessoas em todos os lugares. É uma mãe realista, prática e divertida.

Mães Idealistas (NF)  estimulam habilidades únicas de seus filhos, dedicam-se a descobrir em seus filhos o que cultivar e incentivar sua identidade única. São mais propensas a "ler" a mente deles e conectam-se com seus sentimentos. São mães mais emotivas e diplomáticas.

INFJ
Sensível e focada na família, a mãe INFJ procura e incentiva o potencial único de cada criança. O auto conhecimento pode ser sua essência. Seu objetivo é ajudar cada criança a desenvolver um senso de identidade e cultivar o crescimento pessoal. Na verdade, ela pode valorizar a experiência de maternidade como um catalisador para o seu próprio crescimento pessoal e autoconhecimento. A mãe INFJ investe tempo em observar e em compreender cada criança. Gosta de trocar com elas sentimentos e pensamentos.
Simpática e acolhedora, a mãe INFJ se esforça para atender as necessidades importantes, e às vezes conflitantes de cada membro da família de uma forma harmoniosa e criativa.


ENFJ
Expressiva e calorosa, a mãe ENFJ busca falar sobre as preocupações pessoais, suas próprias e ligadas aos filhos. Consegue abordar as pessoas e conversar de coração para coração.Em sintonia com cada filho, a mãe ENFJ alimenta seus filhos por meio de afirmações e encorajamento. Ela tem grande prazer quando é retribuída, reconhecida por ser acolhedora.Organizada e cheia de energia, a mãe ENFJ é um gestora eficiente da família. Ela se envolve na vida de seus filhos, oferecendo estrutura, direção e orientação.

INFP
Atenta e inteligente, a mãe INFP é sensível às necessidades de seu filho, sentimentos e percepções.  Boa ouvinte e observadora, a mãe INFP está "sintonizada"  com sua intuição para atender as necessidades deles de forma natural. A mãe INFP age de forma confortável em deixar que seus filhos sigam seu próprio curso de desenvolvimento e façam suas próprias escolhas. Ela oferece encorajamento e usa seus conhecimentos para  apoiar em caso de problemas e questões difíceis.A mãe INFP tem prazer em acompanhar e dar a seus filhos boas experiências e vê-los curtir a infância. Ela é mais feliz criando momentos inesquecíveis e agradáveis para toda a família.

ENFP
Brincalhona e cheia de energia, a mãe ENFP gosta da muito da companhia de seus filhos, na verdade, ela gosta muito, pois esse processo permite que ela mantenha sua criança interna ali pertinho. E as crianças dizem que ela é divertida, espontânea e criativa. Naturalmente atraídas para introduzir seus filhos para as alegrias da vida, a mãe ENFP permite um espírito livre. Ela está menos preocupada com as normas, rotinas e horários, e mais inclinada a dar a seus filhos uma abundância de tempo livre para brincar, explorar por conta própria ou com ela, e se divertirem juntos.

Mães Racionais (NT) proporcionam um ambiente de casa, que estimula o aprendizado , debate , experimentação e pensamento independente. São mães criativas e práticas.

INTJ
Individualista e independente, a mãe INTJ é ao mesmo tempo um modelo e educadora de como respeitar sua individualidade, sua autonomia e viver com integridade. Ela é introspectiva, busca seu modelo de maternidade dentro de si, suas ideias e suas reflexões. É geralmente, confiante em suas decisões. Para seus filhos é mais difícil persuadi-la, dizendo: "Mas todas as outras mães já deixaram..."
A mãe INTJ é dedicada em atender às necessidades básicas de seus filhos, e ela é provavelmente mais focada no desenvolvimento da autoestima e confiança de suas crianças. A mãe INTJ organiza a rotina da casa e da criança, pode montar uma agenda semanal para que a babá realize, e acrescentará as ideias colocadas, se forem lógicas.

ENTJ
Competente e confiante na gestão familiar, a mãe ENTJ organiza as necessidades e horários dos membros da família em um sistema viável. Ela fornece aos seus filhos direção e limites, mas também lhes dá espaço para desenvolver a sua própria auto suficiência e modelos de mundo. Analítica e adepta de resolução de problemas, a mãe ENTJ escuta as preocupações de seus filhos com empatia e depois apoia na busca de encontrar uma solução. Ela gosta de vê-los assumir a responsabilidade e fazer algo que considera importante por conta própria, reconhece neles capacidade e dá autonomia.
Intensa e perspicaz, a mãe ENTJ atua no desenvolvimento intelectual e emocional de seus filhos. Ela usa sua rapidez e habilidade de comunicação para falar sobre as coisas e ajudar seus filhos a se conectarem com as pessoas e a entenderem o melhor da vida

INTP
Curiosa e paciente, a mãe INTP aprecia aqueles momentos com uma criança quando eles estão aprendendo algo interessante juntos. A mãe INTP também é objetiva e introspectiva. Ela ouve e discute ideias e perguntas das crianças como ela faria com as de um dos colegas, promovendo a auto-estima e confiança. 
Independência, autonomia, desenvolvimento intelectual e auto-suficiência são provavelmente maiores prioridades da mãe INTP para seus filhos. Atraídas para todos os tipos de aprendizagem, a  INTP também pode valorizar a sua experiência maternal para todos os novos insights sobre a vida.

ENTP
Cheia de energia e confiante em sua própria auto-suficiência e competência, a mãe ENTP incentiva seus filhos, como um modelo e como um professor para ser independente e confiante em si próprio e em seu modelo de mundo.Dinâmica, ela aponta opções e possibilidades ao longo do caminho. Objetiva e lógica, a mãe  ENTP quer que seus filhos reflitam sobre suas escolhas e aprendam com as conseqüências de suas próprias decisões.A mãe ENTP é engenhosa e orientado para a ação. Ela gosta de ir a lugares, fazer atividades com seus filhos, explorar tudo o que a vida tem para oferecer. Ela está menos preocupada com as normas, rotinas e horários. 


2 comentários:

  1. Oi Dani, gostei muito do seu post, e parabens pelo trabalho que esta fazendo, pois auto-conhecimento é a verdadeira "liberdade" pra nos mesmos, e através desta liberdade que "nos" auto-permitimos, através do auto-conhecimento, compreendemos e aceitamos melhor as diferenças e permitimos aos outros também de serem "livres". Meu primeiro contato com seus textos foi no Empreendedorismo Rosa. Uma critica construtiva? Abreviacoes são fatores de "não comunicação" quando as pessoas não conseguem mapea-las, tive que utilizar o website do Metodo Keirsey pra tentar compreender o texto. O conteúdo é fantástico, mas acho que voce pode fazer melhor na "exposição" da informação, o texto ficou muito longo, um pouco repetitivo, e faltou um elemento de mapeamento. Te desejo muito sucesso! E mais uma vez parabens pelo trabalho lindo que esta criando! Espero ter colaborado com uma critica que é genuinamente "construtiva". Namasté :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Cristina, Agradeço seu interesse pelo Keirsey e realmente essa ferramenta é feita de siglas, são 16 perfis, que ótimo que você localizou o website deles, interessante não? Se quiser conhecer mais fique a vontade para me contatar, ok? Obrigada pela dica! Bjos Dani Salles

    ResponderExcluir