Analytics

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Tempo, tempo, tempo, tempo


Encontrar tempo, talvez este seja o grande dilema de todas as mães atuais: como conciliar agendas e dividir o tempo entre os filhos, o trabalho, o companheiro, a casa, a beleza e tantas outras coisitas do dia a dia de uma mãe? Quantas mulheres estressadas, esgotadas conhecemos? Mulheres são caprichosas, gostam do belo e das coisas bem feitas, perfeccionistas um pouco...a grande maioria não confessa...mas que é, é!! Muitas de nós temos crenças fortes e implantadas desde a infância de alta exigência, de querer somente o ótimo, ou então de doar-se demais ao outro. Que tal colocar-se como protagonista da sua história de vida? Permita-se!

Para isso que tal refletirmos sobre administração do tempo e produtividade?

Um primeiro grande exercício e olhar a sua agenda semanal e analisar o tempo investido em cada papel que você possui.

Administração do tempo é matemática, o dia possui 24 horas, a semana sete dias...portanto pode ser estruturado e analisado. A ideia é dar uma mexidinha aqui ou ali e conseguir que você pare e curta algumas boas horas de prazer.

Primeiro, entenda que suas demandas são muitas e ilimitadas. A dinâmica do mundo é assim, sem fim, mesmo que você não tenha um trabalho fora de casa, verá que sua agenda sempre está cheia. Seu tempo é limitado, você deve controlar o quanto o trabalho ocupará em sua agenda, comportar-se com disciplina ajudará a manter um ritmo produtivo de dedicação ao trabalho e equilíbrio com seus demais papéis. A sugestão aqui é analisar seu último mês e verificar que dia da semana você fica com a agenda mais tranquila no ambiente de trabalho. Se verificar, por exemplo, uma constância e isso normalmente acontece, monte um planejamento. Vamos supor que seja a quarta-feira, agende metade do dia, coloque em sua manhã os temas complexos e planeje-se para sair pontualmente em seu horário.

Sua energia estará maior nesse dia, chegar em casa no horário e com um dia mais leve, fará com que você tenha mais energia para brincar com seus filhos, preparar um jantar diferente e e divertir-se em família. Crie uma atividade simples e prática para aproveitar o tempo juntos, alguns pratos são divertidos de fazer com crianças, como montar mini pizzas ou decorar pratos. Jogar baralho ou jogos de tabuleiros são boas atividades com crianças maiores. Aproveitar um tempinho durante a semana com sua família dará um gostinho de final de semana em plena quarta-feira e todos curtirão! Experimente!

Para a rotina do trabalho, a dica é planejar 70% das horas previstas no seu dia e reservar o restante para imprevistos e eventuais urgências, reuniões inesperadas. Seja flexível! Mantenha o sorriso no rosto.

Uma outra análise importante na agenda mensal é sobre ladrões de tempo, esses inimigos da produtividade desmontam todo um planejamento. Navegar sem foco na internet, ligações inesperadas, e até mesmo a doença de um filho pode roubar o tempo que já estava comprometido. É importante verificar se o ladrão do tempo é constante ou se é esporádico. Se for constante, tente identificar o que a atrai para ficar nessa atividade “improdutiva”. Liberte-se desse comportamento, visualize você em uma nova atividade, faça constantemente o exercício de visualização e veja você já lá com os ganhos que quer obter. Agora, mexa-se e interrompa esse antigo padrão de comportamento, inicie a atividade que tanto deseja.  Repita essa nova atividade por um mês, nosso cérebro aprende por repetição e novos comportamentos devem ser repetidos mais que vinte e uma vezes para que entre em nosso automático.

Outra dica é que ao longo do dia você lembrará de pequenas atividades que tem que realizar, atividades simples que se não forem feitas, virão grandes chateações ...por exemplo ir ao banco, passar na papelaria...anote em um bloquinho ou em seu celular, crie a prática de anotar esse lembretes em algum lugar bem prático, algo que você carregue consigo e mantenha visível, crie o método de conferir sempre.

Todas nós precisamos de distração de vez em quando, tomar um café com amigas, bater um papo descontraído. Tudo tem o seu tempo certo. Valorize esse momento! Agora, se a você está no meio de um prazo complicado, ou com semana lotada, o melhor é dizer não para alguns convites, ou o melhor é fechar a porta de sua sala, manter-se focada. Diga sim para você e seus objetivos, amigos de verdade não ficarão magoados com você.

O foco traz para mais perto da solução dos problemas de agenda, nos coloca mais no controle de nossas próprias vidas. Aí sim a música toca no fundo e faz todo o sentido.

“ Tempo tempo tempo tempo
   Entro num acordo contigo
   Tempo tempo tempo tempo
   Por seres tão inventivo
   E pareceres contínuo
   Tempo tempo tempo tempo
   És um dos deuses mais lindos
   Tempo tempo tempo tempo
   Que sejas ainda mais vivo”

Um comentário:

  1. Dani, parabéns pelo texto! É mesmo uma questão de organização e disciplina e o melhor é ver que, assim, você consegue curtir o caminho enquanto busca alcançar seus objetivos, vivendo e aproveitando o tempo presente, sem jamais se descuidar do seu futuro. Tenho aprendido e me exercitado nesse sentido e sou muito mais feliz! Beijos

    ResponderExcluir