Analytics

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Colaboração, um sonho de consumo!



Assistindo uma das reprises do Globo Repórter me deparei com um interessante modelo de colaboração, um banco do tempo numa cidade da Itália voltada para o bem viver. Pessoas trocam pequenos serviços entre elas, você ganha uma habilidade de alguém e doa a sua. Bacana, não?

A colaboração está inserida na sociedade atual, as redes sociais e tecnologias possibilitam maior espírito cooperativo. Participei essa semana de uma Oficina Empreendedora da UpaLupa na Casa do Brincar, foi uma experiência maravilhosa! Mães, Pais, Facilitadores, pessoas se capacitando, diferentes personagens de suas histórias de vida,  apaixonantes protagonistas  revisitando suas habilidades e seus modelos mentais. Todos, sem exceção, todos extremamente colaborativos. E muitos de nossos pequenos ali juntos, criando brincando e curtindo a magia da Casa do Brincar.

Que tal pensarmos em novos modelos colaborativos? Idealize, sonhe, a sociedade está carente de inclusão. Nossos bebês nascem, lindos, fofos e quando começamos a sair de casa nos deparamos com uma extrema falta de opções de onde ir com crianças bem pequenas....você se sente um ser de outro planeta quando entra  em algum restaurante que não é amigável para crianças pequenas, com o tempo para de ir...

Vivo em São Paulo! Posso afirmar após  3 anos de maternidade que essa nossa grande cidade é super carente de lugares gostosos para pais e crianças.  E aí empreendedores vamos olhar essa demanda? Que tal pensar em modelos simples e que já seriam grandes avanços.

 Pense em você recebendo o tempo de outra mãe para olhar seu filhote por uma hora enquanto você faz manicure! Mãe confia em outra mãe. Cá para nós, merecemos um pouquinho de tempo para cuidar da nossa beleza, em meio a tantos cuidados com os filhos, marido, casa, trabalho, não é mesmo? Já imaginou salões de beleza que tivessem dias especiais para mães e pequenos, você leva seu filhote e enquanto você se embeleza, ele brinca num pequeno espaço ali ao ladinho. E que gostoso se academias de ginástica também oferecessem serviços assim em horários atualmente pouco procurados? Que tal esses modelos de colaboração do tempo? Você compraria? Eu com certeza!

Que tal mais modelos como o CineMaterna, proporcionando o prazer de um bom filme para as famílias no cinema, rolam bate-papos, confissões e novas amizades por ali. Outro lugar bem disputado seria uma livraria com espaço para deixar crianças com atividades permanentes de recreação. Enquanto você pesquisa títulos inspiradores para o seu negócio, o pequeno está ali num cantinho interativo. Que delícia!

Cada vez mais as mães buscam inserir seus filhos em suas rotinas, carregando-os para lá e para cá, tocando seus negócios, conciliando empreendedorismo e a maternidade ativa. Você mãe e  empreendedora já pensou quantas oportunidades de negócios existem em modelos assim?
Proponho uma roda criativa, que serviço compraria que permitisse carregar seu pequeno com você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário