Analytics

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pais equilibrados, filhos tranquilos.



Você conhece seu perfil psicológico? Sabe que ele influencia na forma como você se comunica com seus filhos?

Carl Jung mapeou os tipos psicológicos e muitos estudos foram desenvolvidos através do estudo inicial do famoso psicanalista suíço. A ferramenta mais famosa no mundo que utiliza os tipos psicológicos é o MBTI (Myers Briggs Type Indicator ), que é valiosíssima para compreender como traços de personalidade impactam em seu estilo de comunicação, decisões e relacionamentos. Mapeando o seu "tipo" você terá informações significativas e entenderá como pode comunicar-se da melhor forma com seus filhos e ter ganhos em relacionamentos importantes da sua vida.
A prática da liderança também começa com os filhos. Um pai e uma mãe são líderes e exemplos para seus filhos. Na essência os pais são responsáveis por desenvolver, incentivar e acompanhar o crescimento dos seus pequenos. Conheci recentemente os 10 mandamentos da maternidade/paternidade e percebi como é importante lembrá-los no dia a dia:
  •      Amar e respeitar o filho pelo que ele é, e não pelo que você quer que ele seja;
  •      Não sobrecarregar o filho com problemas e emoções com os quais ele não esteja preparado para lidar, lembrando que vocês são os pais: ele é o filho;
  •      Quando for necessário impor disciplina, deixar claro para o filho que você desaprova o que ele fez, e não o que ele é;
  •      Colocar limites para o filho e ajuda-lo a sentir-se seguro com a noção do que se espera dele;
  •      Arranjar tempo para o filho e saborear os momentos de convívio, sabendo o quanto eles são importantes;
  •      Criar um ambiente doméstico afetuoso e mostrar ao filho que sempre que possível, da maneira como for possível, que ele é amado;
  •      Certificar-se de que o filho está tendo espaço – para crescer, sonhar, vencer e, até mesmo errar;
  •      Encorajar o filho a conhecer o mundo em todos os seus aspectos, guiando-o pelos diversos caminhos e esforçando-se para torna-lo cuidadoso e não medroso;
  •      Cuidar de si mesmos, física e emocionalmente, para que o filho possa contar com os pais na hora que precisar;
  •      Esforçar-se para ser tudo o que vocês querem que seu filho seja quando crescer – amorosos, decentes, equilibrados, generosos e confiantes.

Estudamos muitos anos para atuar em uma carreira, a cada ano continuamos aprendendo e nos aperfeiçoando profissionalmente, nos adaptando às mudanças no mundo corporativo.
Para sermos pais e mães, na maioria das vezes a única bagagem de que temos é nossa própria experiência, nossa sensibilidade, nosso amor e o modelo de fazer o que os nossos pais fizeram (ou exatamente o oposto).
Embora tudo isso seja indispensável, não é o suficiente. Não existe receita para ser pai e mãe, seria fácil demais, né? Conhecer o melhor de si, seu perfil psicológico, onde você concentra energia e como ele afeta sua tomada de decisão pode ajudá-lo a ser um pai ou uma mãe mais equilibrado, mais harmonioso e preparado.
É importante compreender e respeitar cada fase do desenvolvimento da criança, uma vez que cada etapa serve de base para a próxima. Assim é necessário estarmos cada vez mais prontos para essa nova realidade. Há sempre o que aprender nessa apresentação do mundo para uma criança, venha conhecer o seu perfil psicológico e viver de forma mais equilibrada.


Informe-se:
Dani Salles cel. 11-99617-6700 ou dani_salles@ig.com.br

3 comentários:

  1. Muito bom, gostaria de fazer o meu perfil psicológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurinha,
      Que ótimo que gostou! Por favor, me envie seu email para dani_salles@ig.com.br, a mensagem não vem com o seu email para contato.
      Muito Obrigada. Um abraço, Daniela

      Excluir
  2. EXCELENTE ARTIGO, MAS NO CASO DE PAIS SEPARADOS É DIFICÍL, POIS A RESPONSABILIDADE COM O FILHO NÃO É A MESMA... E NÃO DE SEGUE O MESMO PADRÃO DE CONDUTA,ENSINAMENTOS. O EX UTILIZA DE FORMAS PARA ATINGIR, COM PERMISSÕES E COMENTÁRIOS QUE A CRIANÃ QUESTIONA SE O MÃE QUE IMPÕE LIMITES, REGRAS HORARIOS SE TORNA "BRAVA" NA VISÃO DA CRIANÇA, POIS E ELA QUE ESTA DIARIAMENTE ACOMPANHANDO A CRIANÇA, ENQUANTO O PAI FICA ALGUMAS HORAS DA SEMANA, HORAS ESTAS DE LAZER.

    ResponderExcluir