Analytics

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Fui desligado e agora?



É muito duro ser demitido, é cruel, todos passaremos em algum momento das nossas carreiras por uma experiência dolorosa como essa. É fato! Os motivos serão verdadeiros ou justificativas para acertar erros, mas quando recebemos a notícia, o nosso mundo desaba mesmo. Eu já fui, doeu demais, e também como RH já tive que comunicar muitos desligamentos. Doí também para quem comunica, as empresas não preparam seus funcionários para fazer um desligamento decente. Outro fato. Então, na maioria das vezes, saímos desse processo numa emoção confusa, agressiva, mil coisas passam em nossas mentes. E nesse momento, você precisará de coragem.

Encare suas perdas.

Coragem de viver essa fase de “luto” para entender o que você perdeu, o quanto significava para você, que laços ficaram partidos, perdas emocionais importantes e que acabam conosco. Viver o luto é importante, denso e também essencial para dar um novo olhar para muitas experiências vividas. Agir rápido para evitar maiores perdas financeiras também trará folego para permitir buscar oportunidades com tempo, sem ficar desesperado. Envolver todos da família por mais duro que seja para todos, cortar todos os gastos supérfluos, manter o essencial. Essa faxina emocional e financeira é importante para desapegar de velhos hábitos, que você se acostumou e que nessa fase de transição te paralisariam, então arregace as mangas. Balde, água e sabão lavam a alma.


 

Dedique-se a você

Entregue-se ao processo de entender o que te energiza, quais são seus talentos e ampliar a busca de oportunidades por aí. Aproveite para observar o seu dia a dia sem a rotina anterior. O que você gosta de fazer, o que está aprendendo nesses dias “sem trabalho”. Muitas vezes ficamos tantos anos fazendo o mesmo tipo de atividade, frequentemente na mesma empresa, que perdemos um pouco a percepção do que realmente gostamos de fazer. Observe seus interesses, ter energia para aprender está no que te interessa, o que espontaneamente você faz. Anote, pense sobre as atividades, que prazer lhe dão.

Claro, se puder faça coaching ou orientação de carreira, nós consultores estudamos ferramentas cientificamente testadas que aceleram um processo de autoconhecimento.

Encontre pessoas positivas

Encontre incentivadores e inspiradores, fale com eles, seja curioso de como conseguiram virar a página. Ficar com a galera do Hardy: “oh vida...oh céus ...oh azar”, só levará você para o fundo do poço.

Tempo, tempo, tempo

Diga sim ao tempo livre, receba esse presente abençoado que é ter tempo e invista. Leia, assista milhares de TEDs bacanas que existem, desligue a TV, vá para milhares de eventos gratuitos, ajude um amigo, de uma volta no parque. Novas sinapses acontecerão no seu cérebro e será revigorante. Explore oportunidades de viver novas realidades.

A transformação está acontecendo.

O mundo está na maior transformação, economia colaborativa, empreendedorismo, transformação digital. Nós fazemos a transformação, nada será como antes. É da natureza humana transformar.

Deixe a arrogância de lado e volte a ser estagiário. Você precisará dessas novas permissões de aprendizagem para reinventar sua carreira. Olhe novas carreiras com olhar curioso e com intuição. As descrições de vagas são péssimas, milhares de siglas e termos, que não traduzem na prática o que a pessoa fará. Então conheça pessoas e perguntam como é o dia-dia, se algo te chamar atenção, pergunte mais, pesquise.

Liberdade, riscos e conquistas caminham juntos, boa caminhada para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário