Analytics

quinta-feira, 13 de março de 2014

Você conhece seu estilo de comunicação?

Torne-se mais consciente das suas características de comunicação e de tomada de decisões, conquiste resultados!

Cada um de nós possui uma personalidade que é expressa pela forma como interagimos com o mundo, pelo modo que nos comunicamos e também como tomamos as nossas decisões. Assim como o corpo humano depende da espinha dorsal para adquirir uma estrutura, a psique necessita do temperamento para definir suas particularidades. Nascemos com um determinado temperamento e o mantemos durante toda a vida. O temperamento é a essência de nossa personalidade.

Jung foi o pioneiro no assunto. Isabel Myers e David Kersey contribuíram e ampliaram significativamente esse conhecimento, a ponto de terem criado instrumentos de identificação. Isabel Myers e sua mãe, Katharine Briggs, desenvolveram o MBTI (da sigla, Myers Briggs Type Indicator) que identifica 16 tipos de personalidades. A partir desse estudo, David Kersey criou o Sorter, que reuniu os 16 tipos de personalidades de Myers e agrupou em quatro temperamentos.

Artesãos, Guardiões, Idealistas e Racionais são os 4 temperamentos, para cada um deles há um estilo de comunicação, de decisão e aprendizagem. Pesquisas com executivos brasileiros apontam que aproximadamente 50% dos líderes são Guardiões, 25% são Racionais, 15% são Artesãos e 10% são Idealistas.

Os Guardiões possuem um estilo de liderança tradicionalista, estabilizador, conservador e logístico – sabem onde buscar e como reunir meios e recursos para atingir metas;
Os Racionais possuem um estilo de liderança estratégico, visionário, construtor de sistemas e pragmático – identificam os meios e os recursos para atingir determinados fins;
Os Artesãos possuem um estilo de liderança tático, negociador, impulsivo e são ótimos vendedores de ideias – sabem a maneira adequada de seduzir e motivar as pessoas para um determinado fim;
E finalizando, os Idealistas possuem um estilo de liderança harmonizador, catalizador, inspirador e diplomático – reconhecem facilmente os pontos fortes e as vulnerabilidades dos liderados na busca por um determinado objetivo.


Conheça seu perfil Keirsey e tenha uma melhor consciência sobre o seu temperamento poderá contribuir para um estilo de comunicação mais efetivo e colaborativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário