Quantas vezes nós dizemos as mesmas coisas para nossos filhos e eles nunca fazem o que pedimos. Onde erramos?
Nós, pais, somos a maior influência sobre a forma como os nossos filhos se desenvolverão e quem eles irão se tornar como adultos. É trabalho diário sermos exemplos para nossas crianças, lindos observadores de nossos atos.
O dia a dia com crianças é trabalhoso, eles são cheios de energia, questionadores e excelentes observadores. O idioma português é rebuscado, falamos frases longas de mais para a compreensão dos pequenos, e muitas vezes não somos assertivos. Crianças brincam, observe seus filhos brincando e tente entender qual é a brincadeira, você terá muitos presentes nesse momento. Observe, entre na comunicação não verbal com eles.
Uma boa prática de comunicação verbal é tornar a abordagem positiva. Fale com suas crianças o que deseja que elas façam, em vez do que aquilo que você não quer que façam. Fará uma diferença significativa!
Veja: “Não corra na rua!” troque por “Ande na calçada, fique perto da mamãe.” A linguagem é simples, nosso cérebro é simples e comandável. Teste e verá resultados.
Todos nós gostamos de estar no comando, de escolher. As crianças também! Outro método que funciona bem é oferecer escolhas que funcionam, e presumir a ação da criança em situações que você possibilite a seu filho decidir algo sobre como fazer o que precisa ser feito.
Um bom exemplo é a hora de se vestir para sair. Essa é uma hora de stress muitas vezes. Nosso método automático é falar: "Está na hora de se vestir! Vamos! Estamos nos atrasando..."Para mudar use: Você gostaria da camiseta do Batman ou do Homem Aranha? Observe que aqui você está presumindo que ele irá se vestir. Ofereça escolhas simples e claras.
Esse método é simples, pratique momento a momento, espero que seja muito enriquecedor para você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário